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Uma volta ao passado com toda a beleza das paisagens, música e o sabor do vinho gaúcho!

Um retorno ao passado

O trem do vinho, como é carinhosamente conhecido, é uma das grandes atrações da Serra Gaúcha, um passeio turístico-cultural que preserva viva as tradições de nossos antepassados, através de apresentações artísticas de música italiana, gaúcha e degustações de vinho, espumante e suco de uva.

 

Um pouco da História

 

A

rede ferroviária chegou à região no início do século XX, facilitando o escoamento da produção de vinho e demais produtos locais, proporcionando uma base econômica sólida para os municípios da região. A linha entre Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909 e foi finalizada somente em 1919. Transportou passageiros até a metade dos anos 70 e cargas até a metade dos anos 90.

Suas atividades foram retomadas para fins turísticos pela empresa Giordani Turismo, fundada em 17 de novembro de 1992 com o propósito de operar o passeio de Maria Fumaça. No começo a manutenção era realizada em parceria com a Rede Ferroviária Federal. Após a privatização da Rede Ferroviária, a Giordani Turismo passou a ser responsável por toda manutenção e conservação dos equipamentos, da linha ferroviária e das estações e prédios ferroviários. Com o passar dos anos os passeios foram aumentando e sendo reconhecidos internacionalmente.
 

Locomotivas

As máquinas a vapor marcaram um importante período da história, o da Revolução Industrial. No dia 27 de setembro de 1825, o mundo pela primeira vez viu uma locomotiva a vapor na Inglaterra. Hoje, restam somente alguns exemplares em todo o mundo. Três dessas raridades estão em Bento Gonçalves, uma exposta na estação férrea e as outras duas percorrendo os nossos trilhos.

MIKADO 156: Fabricada nos Estados Unidos em 1941. Trabalhou na famosa estrada de ferro Teresa Cristina em Tubarão – Santa Catarina;

YUNG 4: Fabricada na Alemanha em 1954, veio para o Brasil onde puxava 11 vagões de minério nas minas de carvão da Companhia Siderúrgica Nacional.

A composição é formada por uma locomotiva e seis carros, que juntos pesam aproximadamente 300 toneladas (90 toneladas a máquina e 30 toneladas cada vagão aproximadamente). A locomotiva é acesa com lenha e durante o trajeto o fogo é alimentado com briquete (serragem compactada) e movida a água. Este processo é realizado de forma sustentável pela Giordani Turismo utilizando água proveniente de captação pluvial. Seu consumo médio é de 4.000 litros de água por viagem e 900kg de briquete por passeio. O percurso realizado é de 23 km, numa velocidade média que varia de 20 a 30 km/h.

 

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