0
0
0
s2smodern

Foi aprovado, dia 5 de julho, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, em Brasília, a proposta do deputado federal Giovani Cherini que transforma o Vale dos Vinhedos em Capital Nacional do Enoturismo.

 

O

Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul, composto pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, dispõe de diversas vinículas associadas e vários empreendimentos de apoio ao turismo, entre hotéis, pousadas, restaurantes, artesanatos, queijarias, ateliês de artesanato e antiguidade.

O Vale representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875 em Bento Gonçalves. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e, até mesmo, na paisagem do Vale dos Vinhedos. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana.
 
Vales e montanhas cobertos de parreirais marcam a beleza do Vale dos Vinhedos, hoje visitado por quem aprecia o enoturismo. São pequenas propriedades rurais dividindo espaço com vinícolas renomadas, que ao longo dos últimos anos conquistaram destaque nacional e internacional pela qualidade e personalidade dos seus vinhos.
 
Desta forma, nada mais justo e inarredável pela sua história e tradição na cultura da vinha, que consignar o Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul como a Capital Nacional do Enoturismo.
 
O projeto em transformar o Vale dos Vinhedos em capital Nacional do Enoturismo tem por objetivo o desenvolvimento do potencial turístico regional, o fortalecimento e ampliação da vitivinicultura, o desenvolvimento da produção industrial da uva e derivados, a implantação de mecanismos locais de educação ambiental e cultural, a organização produtiva de comunidades locais relacionadas a vitivinicultura, a geração de novas fontes de emprego, a fixação do agricultor na sua terra, a difusão da enologia e formação de técnicos (sommelier – enólogo) na cultura da vinha, conhecimento e curso sobre plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento, distribuição e venda.
Arrow
Arrow
Shadow
Slider
pmfx.jpg
ENOTURISMO
Viajar pelo mundo do vinho, conhecer,
aprender e sobretudo experimentar!
PASSEIOS
Maria Fumaça, visita às vinícolas,
parrerais, a natureza que encanta!
GASTRONOMIA
A gastronomia típica italiana
onde a tradição une-se aos bons vinhos!
Arrow
Arrow
Shadow
Slider
anunciar.jpg